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Relatos de Casos

Improving oral communication in a jornalism student with Friedreich ataxia: A case report

Aprimoramento da comunicação oral em estudante de jornalismo  com ataxia de Friedreich: relato de caso

Denis de Jesus Batista; Aline Santos da Conceição

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Abstract

This case report aimed to describe and evaluate the effects of an oral communication training program on a journalism student with Friedreich ataxia. The participant, diagnosed at 23 years old, had motor and communicative symptoms, including vocal tremors and speech articulation difficulties. He participated in the Expressiveness Development Program for Oral Communication, with eight group sessions involving activities such as reading texts aloud, linked speech, and self-perception of oral communication through audiovisual resources. The study used a voice and speech self-perception questionnaire, perceptual-auditory evaluation by speech-language-hearing pathologists specialized in voice, and acoustic measures to assess the participant's oral communication. His vocal quality, speech fluency, and articulation improved after the training, indicating this program positively influenced his case. However, speech rate and pauses still require attention. Acoustic measures such as fundamental frequency of speech and spectral decline also improved. These results indicate the potential of this training program to develop the oral communication of this individual presented with Friedreich ataxia, positively impacting the professional and academic routine of a future occupational voice user.

Keywords

Friedreich Ataxia; Rare Diseases; Speech; Journalism; Radio; Voice  

Resumo

O objetivo deste relato de caso é descrever e avaliar os efeitos de um programa de treinamento de comunicação oral em um estudante de jornalismo com Ataxia de Friedreich. O participante, diagnosticado aos 23 anos de idade, apresentou sintomas motores e comunicativos, incluindo tremor vocal e dificuldades na articulação da fala. Ele participou do Programa de Desenvolvimento da Expressividade para Comunicação Oral durante oito sessões em grupo que envolveram atividades como leitura de texto em voz alta, fala encadeada e autopercepção da comunicação oral por meio de recursos audiovisuais. Para avaliar a comunicação oral do participante, foram utilizados um questionário de autopercepção da voz e da fala, um protocolo de julgamento perceptivo-auditivo por fonoaudiólogos especializados em voz e medidas acústicas. Após o treinamento, foram observadas melhoras na qualidade vocal, fluência da fala e articulação, indicando efeitos positivos do programa para este caso. No entanto, a velocidade de fala e as pausas ainda exigem atenção. Mudanças positivas também foram observadas nas medidas acústicas, como frequência fundamental da fala e declínio espectral. Esses resultados indicam o potencial deste programa de treinamento para o desenvolvimento da comunicação oral neste indivíduo com ataxia de Friedreich, demonstrando impactos positivos na rotina ocupacional e acadêmica de um futuro profissional da voz.

Palavras-chave

Ataxia de Friedreich; Doenças Raras; Fala; Jornalismo; Rádio; Voz

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Submetido em:
06/11/2024

Aceito em:
13/01/2025

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