Correlation between auditory and visual perception in schoolchildren
Correlação da percepção auditiva e visual em escolares
Amanda Câmara Miranda, Danielly Francisco de Figueiredo, Natália Camily de Oliveira Melo, Victoria Laís Correia da Cunha, Virgínia Nunes Medeiros, Daviany Oliveira Lima, Mariana Lopes Martins, Marine Raquel Diniz da Rosa
Abstract
Purpose: to investigate the correlation between auditory and visual perception by analyzing the variation in visual perception of students with and without Central Auditory Processing Disorder (CAPD).
Methods: 26 children (11 males and 15 females), who underwent auditory assessment, central auditory processing assessment, and the Developmental Test of Visual Perception, were included. Correlations between auditory and visual skills in the general sample were analyzed using Pearson's correlation coefficient. The Mann-Whitney test was employed to compare visual composite scores and visual perception skills between groups with and without CAPD. The significance level for statistical tests was set at p<0.05.
Results: visual skills were correlated with the auditory skills of temporal ordering, binaural integration, and auditory closure in the general study sample. Significant differences were found in the three visual composites evaluated between the groups with and without CAPD. Differences in figure-ground visual skills, visual closure, and form constancy were observed between the two groups.
Conclusion: the students’ auditory skills were correlated, and CAPD impacted visual skill performance.
Descriptors:
Keywords
Resumo
Objetivo: investigar a correlação entre a percepção auditiva e percepção visual por meio da análise de variação da percepção visual de escolares com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) e sem TPAC.
Métodos: foram incluídas 26 crianças, sendo 11 do sexo masculino e 15 do sexo feminino. Foi realizada avaliação auditiva, avaliação do processamento auditivo central e a aplicação do teste evolutivo de percepção visual. A correlação das habilidades auditivas e visuais na amostra geral foram realizadas por meio da correlação de Pearson e teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar os escores compostos visuais e as habilidades da percepção visual entre o grupo com TPAC e sem TPAC, o nível de significância adotado para os testes estatísticos foi de p<0,05.
Resultados: foram observadas correlações entre as habilidades auditivas de ordenação temporal, integração binaural e fechamento auditivo e as habilidades visuais na amostra geral do estudo. Entre o grupo com TPAC e grupo sem TPAC, foi observada diferença significante nos três compostos visuais avaliados. E quando comparado as habilidades visuais entre os grupos, foram observadas diferenças entre os dois grupos nas habilidades visuais de figura fundo, closura visual e constância de forma.
Conclusão: escolares apresentaram correlação entres as habilidades auditivas e o Transtorno do Processamento Auditivo Central trouxe impacto no desempenho das habilidades visuais.
Palavras-chave
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Submetido em:
07/10/2024
Aceito em:
07/06/2025